AUSSI - O app do empreendedor

Um aplicativo colaborativo de educação empreendedora que conecta micro e pequenos empreendedores e especialistas em negócios de todo o Brasil para que possam se ajudar em seus desafios de gestão e com isso diminuir a taxa de mortalidade das pequenas empresas impactando diretamente no desenvolvimento econômico e social do país. Uma solução prática, viável e efetiva para democratizar o acesso do microempreendedor que não possui condições financeiras de investir no formato de consultoria tradicional Hora/Homem e precisa de ajuda nos problemas do cotidiano do seu negócio e para crescer. Acreditamos que empreendedores mais experientes podem ajudar e empoderar em rede empreendedores menos experientes da base da pirâmide, de maneira colaborativa e com isso ainda gerar uma renda extra pelo seu conhecimento.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
Hoje no Brasil temos mais de 15 milhões de micro e pequenas empresas, sendo 6,5 milhões microempreendedores individuais, em sua maioria de baixa renda, inclusive alguns beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. Esses são responsáveis por mais de 50% dos empregos gerados no país e quase 30% do PIB. No entanto, a taxa de mortalidade dessas microempresas ultrapassa 45% nos primeiros anos, segundo Sebrae. E um dos fatores que mais colabora para isso é justamente a falta de preparo e suporte do empreendedor na gestão do negócio, porque em sua maioria começam a empreender por necessidade. No mercado hoje as soluções para esse tipo de problema são: cursos, que não são viáveis para a maioria dos MEIs e não são personalizadas para o problema dele ou contratar uma consultoria personalizada, que no único formato do mercado [hora/homem], é inviável financeiramente para o microempreendedor individual [MEI] da base da pirâmide. O Aussi resolve isso.
Como funciona o seu negócio
O Aussi é um aplicativo gratuito e colaborativo que conecta empreendedores, sem restrição de perfil ou renda, para que os mesmos com suas diferentes experiências se ajudem, em consultorias individuais, nos seus desafios e dúvidas do dia a dia do negócio. Existe também um plano de consultoria PRO que conecta especialistas em gestão com esses microempreendedores por um custo muito baixo. O aplicativo é baseado em um mural de desafios divididos pelos 7 temas de gestão [marketing e vendas, sustentabilidade, finanças, pessoas, planejamento, legalização e normas e inovação] no qual os empreendedores e especialistas podem clicar no botão "Posso Ajudar" e isso abre automaticamente um chat no formato do 'whatsapp' diretamente com empreendedor pelo qual eles podem trocar mensagem de texto, voz, arquivos e etc. Ao final da consultoria/ajuda, o empreendedor finaliza o desafio e as duas partes se avaliam com comentários e estrelas para manter a qualidade da rede.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Nosso modelo é freemium. O microempreendedor pode solicitar uma ajuda gratuita ou contratar nosso modelo premium, que gera receita. Trata-se da Consultoria PRO, que custa R$ 99,00 para solução de desafios mais complexos e o empreendedor ganha, diferentemente da ajuda gratuita, um plano de ação com o passo a passo elaborado pelo especialista para solucionar aquele determinado desafio: E neste modelo PRO temos 2 formatos de venda: B2C: Nosso varejo que vendemos diretamente para o microempreendedor na plataforma uma consultoria por vez. B2B: Formato pensado para vendermos no atacado para empresas grandes que tenham como sua base de clientes, as microempresas, como por exemplo: máquina de cartão de crédito, empresa de bebidas e afins. Desta forma esta grande empresa pode entregar valor para seu cliente com sua marca e ainda aumentar a possibilidade de crescimento desse microempreendedor e a sua capacidade de compra.
Viabilidade financiera
O principal fator de sucesso é a gente conseguir trazer cada vez mais pessoas boas, com experiência em gestão, e engajadas para prestar uma consultoria de qualidade através do aplicativo. Dessa forma geramos um impacto cada vez mais positivo para o microempreendedor. Com isso cada vez mais teremos microempreendedores interessados na solução e indicando para sua rede.
Riscos
Uma fraqueza é a capacidade de memória dos smartphones, pois hoje concorremos com diversos aplicativos que ocupam muita memória e com isso podemos perder usuários. Para contornar isso, estamos trabalhando no desenvolvimento da versão Web. Um dos riscos, esperado em qualquer negócio, é a entrada de alguma empresa no mercado fazendo a mesma coisa, já que hoje não existe nenhuma solução direcionada para esse público que realmente agregue valor para os microempreendedores. Acompanhamos e medimos muito de perto estes riscos pela orientação que recebemos por participar do programa de aceleração StartupRio do governo do estado, no qual fomos selecionados entre as 40 melhores startups do estado por uma banca de investidores e empreendedores experientes.
Equipe
Somos 4 co-fundadores e 4 voluntários. Marllon, administrador, Antônio, economista, Daniel, internacionalista e Felipe, desenvolvedor, Fillipe, designer voluntário, Maiara, Pedro e Vagner, programadores. Temos experiência de mais de 6 anos com micro e pequenas empresas. Entendemos muito do problema que estamos resolvendo, com anos de experiência e imersão nesse desafio. O projeto nasce de um sonho comum de gerar impacto real sócio-econômico para os empreendedores da base da pirâmide.
Escalada
Hoje o aplicativo, na fase beta, já é usado por mais de 2 mil empreendedores em todos os estados do Brasil. E já podemos constatar que a maior dificuldade é a divulgação. Chegar até esses microempreendedores que passam praticamente seu dia a dia todo dedicado ao negócio e mal possuem tempo para pensar, pesquisar e planejar sobre o mesmo é um grande desafio para o Aussi. Para isso precisaremos de um trabalho de assessoria de imprensa e até realizar alguns eventos em diferentes cidades com apoio local para conseguirmos ser vistos e lembrados pelo nosso público. Um outro desafio seria o acesso a internet em alguns locais no interior, pois o app demanda esse acesso a rede para que o empreendedor consiga se comunicar com os especialistas. Em conversas com a ONU já pensamos até como colocar em outro formato para contornar essa dificuldade no Brasil e em alguns países da África, por exemplo, que também possuem sua economia baseada no 'self employment' e o Aussi ajudaria bastante.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Lançamos o Aussi em Maio deste ano na Baixada Fluminense, foram mais de 300 desafios resolvidos pela plataforma, testamos, validamos, visitamos e atendemos microempreendedores nas principais comunidades da cidade do Rio de Janeiro, liberamos novas versões pensando em cada vez mais melhorar a experiência e a vida desses usuários da base da pirâmide. Agora o desafio é crescer, ganhar visibilidade e apoio para este modelo inovador, social que resolve um problema sério e muitas vezes deixado de lado. Participar desse Desafio é compartilhar esse sonho com essa rede que tanto acreditamos e admiramos, neste festival que temos certeza que todos os participantes poderão colaborar para o impacto social, melhorar ainda mais o projeto, potencializá-lo nacionalmente com ajuda da aceleradora e levar solução para esse público tão empreendedor e que só precisam de orientação, pois desta forma seus negócios podem crescer e colaborar com o desenvolvimento econômico social do nosso país. snt. exp.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "AUSSI - O app do empreendedor"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Marllon a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Acesso autorizado para entender a plataforma.
Responder
Reportar
hace 5 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "AUSSI - O app do empreendedor"