Agroflorestamos

A Agroflorestamos tem o propósito de reunir e disseminar os movimentos agroflorestal e agroecológico por meio de uma plataforma online com conteúdos feitos por agricultores familiares, técnicos agrícolas, agentes ambientais diversos que produzem alimentos e/ou conhecimentos orgânicos para conscientizar e empoderar o indivíduo para ser um agente de transformação. Como ponto de partida, iniciaremos a implementação de um Sistema Agroflorestal (SAF) numa área já disponível de 1 hectare na cidade de Pilar do Sul, SP, registrando todas as etapas para que façam parte do conteúdo da plataforma educativa. Nesse "laboratório" haverá a produção de alimentos orgânicos, a conservação e multiplicação de sementes crioulas, sendo ainda local para oficinas de capacitação e vivência agroflorestal para a comunidade local. Ao firmar um núcleo municipal, promoveremos a articulação com outras iniciativas para o fortalecimento dos movimentos da Agroecologia e Agrofloresta no Brasil.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
- O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo desde 2008. Cada brasileiro ingere 5 litros de veneno por ano e 70% dos alimentos in natura que comemos estão contaminados; - Segundo dados do Censo Agrário 2006, aproximadamente 4 milhões de agricultores familiares não sabem ler nem escrever; - Há uma crise profunda no Brasil com diversas faces: econômica, política, social e ambiental. Atualmente o desemprego atinge 12 milhões de pessoas no país; - Falta de uma plataforma que fortaleça e unifique a conexão entre pessoas com interesse agroflorestal, ambiental e agroecológico.
Como funciona o seu negócio
Caminhada pelas ruas de Pilar do Sul convidando a comunidade para conhecer o Agroflorestamos. Nessa oportunidade, faremos uma roda de conversa sobre a atual conjuntura da produção de alimentos no Brasil e os impactos do uso de agrotóxicos, além do mapeamento dos produtores da região seguido de um convite para o primeiro mutirão do Agroflorestamos. Em mutirões participativos implementaremos o SAF na propriedade Agroflorestamos, registrando o passo a passo da transformação de uma área atualmente improdutiva até a formação de um SAF. O material será editado e veiculado na plataforma online Agroflorestamos, empoderando e inspirando pessoas que queiram implementar um SAF, transformando sua realidade. Paralelamente, haverá a busca de diversas iniciativas agroflorestais e agroecológicas, criando vídeos didáticos curtos com temas definidos para cada agricultor, técnico agrícola, e outros agentes ambientais explicarem sobre o seu papel e suas iniciativas em prol da Agrofloresta e Agroecologia.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Os principais custos: Sementes e Mudas Mão de Obra (equipe projeto) Transporte (Deslocamento São Paulo - Pilar do Sul) Compra de equipamentos (Possibilidade Financiamento da Caixa) Ferramentas: Facão, Motoserra, enxadas (Custo Fixo) Aluguel de trator (De R$ 80 a R$ 150 a hora) As receitas do projeto serão provenientes de: - Cursos Específicos (Bioconstrução, Agroflorestal, Manejo da Aguá, culturas específicas) - Hortaliças (Primeiros 6 meses) - Legumes (Retorno de 6 a 9 meses) - Frutíferas (Retorno 1 a 5 anos) - Madeira (Retorno 3 a 40 anos) - Manufatura de óleos essenciais - Manufatura de geleias e chás - Ervas medicinais - Parcerias com restaurantes - Adubo e Biofertilizante - Kits para hortas em pequenos espaços - Patrocínio de empresas que compartilhem dos mesmos valores da Agroflorestamos
Viabilidade financiera
A criação de conteúdo educativo que, através da plataforma Agroflorestamos, articula pessoas e fomenta a rede de produção de sistema agroflorestal, sistema este de alta produtividade e que de maneira ecológica traz abundância de alimentos, transformando realidade de pessoas. A criação de conteúdo relevante para a área da Agrofloresta será fator determinante para o reconhecimento do trabalho realizado, atraindo parceiros para o movimento agroflorestal e demandando novas frentes de trabalho e abertura de novos núcleos para criação de novas áreas agroflorestais. Apoiadores que acreditam que a Agrofloresta e a Agroecologia são caminhos férteis para promover a economia solidária, o cuidado com o meio ambiente, a justiça social na produção de alimentos.
Riscos
A plataforma não oferecer a flexibilidade de formatação, restringindo a informação.
Equipe
Aline Inoue (Yumi) - Relações Públicas, articuladora de projetos socio-ambientais, Agricultora Urbana Pedro Berengani - Profissional de Comunicação e Multimeios, Facilitador de projetos sociais, Produtor Agroflorestal Renato Fenerich - Engenheiro Ambiental especialista em manejo da Água, Produtor Agroflorestal Antonio Mattos (Toni) - Engenheiro de Produção, Consultor Agroecológico
Escalada
O escalonamento terá um desafio de entender a peculiaridade de cada bioma no Brasil, na América Latina e no mundo, além do desafio do idioma e da conquista da confiança por parte dos apoiadores e agricultores na construção de uma rede unificada, em prol do bem único de cuidar da terra e das pessoas. O Agroflorestamos surgiu a partir do encontro de jovens urbanos no questionamento do atual sistema que não possibilita sermos nós por inteiro, e acabamos só sendo metade do que realmente somos. A Agrofloresta nos questiona e nos faz perguntar: “como você funciona, mãe?”. A Agrofloresta é um trabalho que por mais exaustivo que seja, ela nos tira mas ao mesmo tempo nos dá toda a sua energia para continuarmos fazendo aquilo para que viemos fazer, regenerar! Somos jovens que estamos procurando o seu propósito e seu papel dentro do conjunto maior, porque estamos todos conectados, coexistindo, preexistindo, subexistindo, somos todos um. Vamos entender o sinal. Agrofloresta, estamos aqui!
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
A participação do desafio Yunus é um incentivo para a concretização de um sonho em comum, o de cuidar da terra, das pessoas e do meio ambiente, partilhando os excedentes. O principal objetivo em estar aqui é lapidar o projeto para que atinja seu alto potencial de geração de impacto.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Agroflorestamos"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Aline a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Agroflorestamos"